terça-feira, 29 de março de 2016

Quando a Gente Vai Começar a Viver de Verdade?

Foto original: Fidelíssima
Mulher prepara toda a mesa, Homem chega e se senta. 

M –  Bom dia, amor. 
H – Bdia. 
M – Aqui tem café preto. 
H – Brigado. 
M – Hoje eu tenho que deixar tudo preparado para amanhã. Você sabe, nunca podemos deixar para resolver tudo no dia, é sempre bom deixar pronto com antecedência. A chance de algo dar errado é bem grande. Eu não me arrisco mais. 
H – Hum.
M – Você concorda comigo?
H – Hã?
M – Concorda com o que eu disse?
H – Ah. Acho que sim.
M – Pois é. Eu sempre digo isso pra todo mundo, mas é tão difícil as pessoas mudarem suas cabeças né? Eu gosto de deixar tudo pronto, sou assim. Não quero chegar lá e, PÁ, tá tudo errado, tudo por fazer. Odeio isso, na verdade.
H – Uhum.
M – Isso me deixa muito irritada. Parece que todo mundo sempre espera que tudo se resolva de repente, mas não, a gente precisa ir lá, planejar, se programar, refazer tudo na cabeça e deixar tudo no lugar para o grande dia. Sabe, não entendo como pode ter gente que simplesmente...
H – Posso te fazer uma pergunta?
M – Oi?
H – Posso te fazer uma pergunta?
M – Pode, amor, claro. 
H – Quando a gente vai começar a viver de verdade?
M – Oi?!
H – Quando a gente vai começar a viver de verdade?
M – Como assim, amor?! 
H – Viver de verdade? Olha isso aqui! (mostra a xícara). Isso aqui é uma farsa!
M – É só uma xícara, amor.
H – Só uma xícara?! Bom, isso é o que querem que você pense! Querem que você olhe pra tudo e pense: olha, é só uma xícara! 
M – Como assim? 
H – Você sabe muito bem o que estou dizendo. A gente não vive de verdade. Olha essa mesa! Olha essa margarina! Olha essa coisa que você passa na cara todo dia antes de sair! 
M – É pra ficar bonita. (triste)
H – O quê? A mesa, a margarina ou sua cara?
M – As três. 
H – (gargalha) Isso é tudo uma mentira! Por que a gente não vive de verdade? Não levanta e decide viver?! Por que gostamos de contar essas mentiras todos os dias? Falar coisas com as quais não nos importamos, fazer o que não queremos, nos prender a companhias desagradáveis? Por que fazemos isso? Por que não saímos correndo simplesmente?!
M – Amor, como assim? Você está me assustando. Não vai ler o seu jornal? 
H – JORNAL! (levanta). Isso aqui é a prova impressa de que tudo isso é a maior mentira de todos os tempos! 
M – Tudo isso o quê?
H – Tudo o que vivemos! Olha! Mentiras! Mentiras! Mentiras! (rasga tudo). 
M – Mas amor, você trabalha num jornal! 
H – Isso! Isso! Agora você chegou num ponto interessante. Isso faz com que eu saiba identificar, não é? Percebe como eu sei que é tudo uma mentira? Porque eu estou lá, e estou aqui, e os dois lugares são igualmente mentirosos, assim como todos os outros lugares! A loja de roupas, a hamburgueria, a loja de móveis, a igreja! 
M – Amor, como pode falar assim? Você está me assustando!
H – Ah, isso te assusta? A verdade te assusta, né? Oh, que horrível que eu sou, né? Poxa, me desculpa, por favor! Ah não, eu não posso me desculpar! Seria mais uma mentira, assim como as que todos contam pra se sentirem menos culpados, não é? 
M – Eu só queria tomar meu café em paz, será que podemos parar com isso?
H – Ah, agora você admite que está participando "disso"? 
M – Eu?
H – Quando você diz “podemos parar com isso”, quer dizer que você também está fazendo “isso”, não é?
M – Disse para ser educada. Quem está fazendo “isso” é você!
H – Ah é?! Olha aí! Olha aí a mentira! “Disse para ser educada”! Seja sincera com você mesma uma vez na vida! Fala logo: CALA A SUA BOCA SEU FILHO DUMA PUTA, DESCE DESSA MESA E PARA DE GRITAR E ATRAPALHAR MEU MOMENTO DE FINGIR QUE A VIDA É BONITA E QUE FAZENDO TUDO COM ANTECEDÊNCIA E ORGANIZAÇÃO EU POSSO CONTROLAR ESSA MERDA QUE, NA VERDADE, NINGUÉM CONSEGUE CONTROLAR! ESSA MERDA DE ROTINA PATÉTICA QUE NINGUÉM ESCOLHE, MAS TODO MUNDO VIVE PORQUE, SEM ISSO, NÃO SABEMOS COMO LIDAR COM O PESO RIDÍCULO DA NOSSA EXISTÊNCIA DE MERDA! 
M – Por que está fazendo isso comigo?
H – Acho que a pergunta é: porque nós fazemos isso conosco? 
M – (depois de um tempo calada) E o que seria viver de verdade pra você?

Os dois se olham por um longo momento, e não conseguem prosseguir mais com a discussão. Cada um vai pro seu lado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário